3ª Conferência Nacional de Telecomunicações

2 Setembro, 2019

Decorreu, nos dias 28 e 29 de Agosto, na cidade de Maputo, a 3ª Conferência Nacional de Telecomunicações. A EXI, por parte da Dra. Marisa Balas, representou a CTA e a AMPETIC, dando as suas contribuições.
Painelistas: Dra. Esselinha Macome, Eng. Rogério Lam e o Eng. Augusto Nunes
Painelistas: Eng. Augusto Nunes, Dra. Marisa Balas, Eng. Rogério Lam e a Dra. Esselinha Macome
A elaboração das leis é considerado como sendo nosso ponto forte mas existem dificuldades para a sua implementação, o que faz com que se leve muito tempo para tal. Também não existe um envolvimento de todos os stakeholders ou são envolvidos tardiamente. No que concerne ao Governo Electrónico, cuja ineficiência tanto prejudica os cidadãos e as empresas, existem projectos há mais de 10 anos fechados em gavetas que permitem implementar a interoperabilidade e facilitar o ambiente de negócios tendo como ponto de partida a identificação unívoca e inequívoca do cidadão e das empresas (e-NUIC, eNUEL, e todas as ligações com sistemas de identificação civil e tributária). Image 2019-08-30 Existe a falta de infraestruturas robustas de comunicações e a falta maior na cooperação entre as Instituições do Estado que se fazem reféns de interesses diferentes dos da Governação Electrónica. Existe uma grande necessidade de garantir a protecção dos dados.

As empresas de TIC nacionais que se engajam no desenvolvimento da capacidade nacional deveriam ter a oportunidade de participar nestes projectos estruturantes. Um agradecimento vai aos colegas painelistas Dra. Esselinha Macome, Eng. Rogério Lam e o Eng. Augusto Nunes.